TAV

Governo promete operação do TAV em 2020

trem-bala2014, 2016, 2018, agora 2020 a previsão para o Brasil ter a sua primeira linha de trem de alta velocidade em operação, ligando o Rio a Campinas. Quem diz isto é o diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, na audiência pública da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Depois de uma frustrada tentativa de leilão em 2011, a EPL foi criada no ano passado a tempo da reapresentação do projeto do trem de alta velocidade.

Bernardo Figueiredo afirmou que atualmente o projeto está na fase de licitação de serviços.

Em torno de 70% do custo da obra virá de investimento público. Da parcela de 30% restantes, a EPL, que é estatal, vai entrar com 45%, e o grupo que vencer a licitação completa os 55% restantes.

O projeto está na fase de esclarecimentos do edital da licitação, publicado em dezembro do ano passado. A entrega das propostas está marcada para 13 de agosto, e o leilão ocorre seis dias após.

A assinatura do contrato esta previsto para 27 de fevereiro de 2014.

Quem viver verá.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus