A troca de sinalização que a CPTM está instalado vai demorar um pouco mais para entrar em operação. De acordo com a companhia a previsão para que todas as linhas estejam operando com a nova sinalização agora é para 2015.
Em 2007, a empresa fechou financiamento do Bird para implantar o ATC nas linhas 7, 9 e 12 no valor à época de R$ 200 milhões, sendo que o consórcio formado por Efacec e Union Switch ganhou a licitação. Nessas linhas, o intervalo entre os trens deveria ter caído para 4 minutos no fim de 2010, mas houve atrasos sendo que apenas a Linha 9 tem este intervalo no trecho entre Pinheiros e Jurubatuba no horário de pico. O prazo pelo menos para o início da operação ATC/ATO da linha 9 era para o 2º semestre de 2013; das linhas 7 e 12, no 1º semestre de 2014. Agora apenas em 2015 que os 3 ramais terão a nova sinalização.
CBTC
Já nas linhas 8, 10 e 11 o prazo ainda que esteja atrasado, os ramais terão a nova sinalização em funcionamento a partir deste ano:
Linha 08 – Diamante: Meta para conclusão e inicio da operação assistida prevista para Abril/2013;
Linha 10 – Turquesa: Meta para conclusão e inicio da operação assistida prevista para Novembro/2014;
Linha 11 – Coral: Meta para conclusão em 2014.
Por Renato Lobo | Imagem de Wesley Souza