Trólebus

Metra deve adquiri 20 trólebus articulados com marcha autônoma e alavancas pneumáticas

A Metra deve adquirir 20 trólebus articulados de 18 metros. A informação é da montadora da tração elétrica Eletra. Os novos veículos devem chegar a partir de janeiro de 2013, e possuem chassis Mercedes, carroceria Induscar/Caio, motor elétrico WEG e baterias MOURA.

Tais bateriais são para o sistema autônomo que permite aos trólebus percorrerem até 5 quilômetros de distância desconectados da rede elétrica: “Normalmente as quedas de energia ocorrem nas subestações localizadas a cada 1 quilômetro de distância. Assim, caso ocorra qualquer intervenção, seja provocada por um acidente de trânsito ou a simples interrupção da transmissão de energia, o veículo baixa as alavancas e segue até a próxima subestação”, explica Iêda Maria Oliveira, gerente comercial da Eletra.

Outra inovação serão as alavancas pneumáticas que impedem o ricocheteamento na rede elétrica, além do sistema de chaveamento de rede feito através de botão e não mais por aceleração, assim como os novos trólebus de São Paulo.

Economia de energia

Os ônibus elétricos regeneram energia para acumular nas baterias, a frenagem é elétrica e toda a operação é controlada eletronicamente. O gerenciamento eletrônico reduz significativamente o custo da operação, garantindo mais agilidade na manutenção e maior durabilidade dos componentes.

Para o usuário, o trólebus oferece bastante conforto em relação aos ônibus convencionais. A aceleração controlada eletronicamente evita os trancos constantes; o ruído, interno ou externo, é baixo, reduzido em até 60% e o veículo, além de acessibilidade e ar condicionado, dispõe de tomadas elétricas para o usuário conectar seu celular, tablet ou notebook. O condutor também sente os benefícios, pois trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranqüilidade, o que reflete no tratamento com o passageiro e na condução do veículo.

O trólebus é um veículo 100% ecológico, não emitindo ruído ou gases venenosos ao meio ambiente.

Por Renato Lobo | Com as informações de Eletra | Imagem de Adamo Bazani

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Comente!

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade

Anúncios