Ciclista Tecnologia

Bicicleta elétrica transforma pedalada em energia e dispensa correntes

Coreanos, Holandeses e Britanicos desenvolveram uma bicicleta que dispensa as tradicionais correntes, fazendo com que as pedaladas sejam transformadas em energia. A Footloose, assim como as outras bicicletas elétricas, funciona exclusivamente a partir do motor ou também pela força exercida pelo usuário.

Segundo os criadores, a bicicleta possui autonomia de até 30 quilômetros com o motor funcionando sozinho, mas este potencial pode ser elevado de acordo com a força exercida pelo ciclista. Eles explicam ainda que o fato de não ter corrente facilita muito o uso, já que é reduzido as preocupações com a sujeira da graxa ou com a segurança de quem pedala. Através da tecnologia aplicada na substituição deste sistema tradicional, a força exercida no pedal já é automaticamente transformada em energia.

Esta eletricidade acumulada fica armazenada em uma bateria de íon-lítio, usada para alimentar o motor. Como diferencial tecnológico a Footloose possui uma Unidade de Controle Eletrônico, que trabalha com sensores para a troca de marcha automática, de acordo com as condições da via. A bicicleta ainda pode ser dobrada para facilitar o transporte.

Gostou? Aí vem a má noticia: Por se tratar de um conceito, ainda não existe previsão de que o modelo esteja disponível para compra.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus