Ciclista Tecnologia

Google cria serviço de rotas de bikes no Exterior

Desde quinta feira passada (19) o Google acaba de incluir rotas para bikes no seu Google Maps. Em 2010, a gigante de buscas já havia disponibilizado o serviço nos Estados Unidos e Canadá na sua página. Agora é possível acessar o Google Maps Biking também em smartphones com sistema operacional Android. A funcionalidade foi extendida para toda a Europa e Australia.

A ferramenta funciona basicamente de forma semelhante a que é voltada para rotas de transporte público. O diferencial está na possibilidade de localizar ciclovias, ciclofaixas, além de ruas e estradas mais amigáveis para os ciclistas, com caminhos suaves, curtos e tranquilos em cidades americanas, canadenses, australianas e europeias.

A intensão ampliar cada vez mais o serviço para abranger outros países. No blog do Google, o gerente de produtos Kai Hansen diz: “Sabemos como a bicicleta é popular em várias partes do mundo e decidimos incluir esses dados. Eles ajudam o ciclista a encontrar rotas eficientes e a evitar ruas muito movimentadas ou montanhas. Essa personalização do Maps quer incentivar as pessoas a pedalar”.

Outro ponto interessante é a possibilidade dos próprios adeptos das bikes poderem atualizar as informações do Google Maps com novas rotas, por meio de um aplicativo chamado Map Maker.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus