Trólebus

Mesmo com novos veículos, trólebus continuam parando em SP

Nesta manhã de segunda feira mais uma pane foi registrada no sistema trólebus em São Paulo. Desta vez o problema ocorreu na rua Antônio de Barros, no cruzamento com a avenida Celso Garcia, no Tatuapé. A fila de veículos causava lentidão na via, no sentido bairro, por volta das 10h. Não muito longe dali, outro cabo de energia também se partiu na rua dos Trilhos, na altura da rua Almirante Brasil (Mooca) por volta das 8h45. Segundo a SPTrans, não houve atrasos ou lentidão na região.

O problema já é corriqueiro no sistema da capital paulista, já que a cidade possuí uma rede ultrapassada de fios que alimentam os ônibus elétricos. A SPTrans contratou no ano passado através de uma licitação, a empresa Façon para manutenção e troca da malha elétrica no sistema para sanar estas panes. O primeiro trecho que deve ter os fios substituídos é entre o terminal São Mateus e o terminal Carrão. No entanto, as paralisações não devem deixar de acontecer devido a um outro agravante, que não tem previsão de reforma: O pavimento. Os trólebus apresentam melhores desempenhos em corredores exclusivos.

Na imagem acima, nosso leitor Clayton Machado registrou umas destas paralisações do rompimento da rede aérea, que acabou por quebrar o vidro traseiro de um trólebus. Segundo ele ninguém se machucou, mas houve atrasos na operação das linhas que trafegam pelo local, afetando os passageiros.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus