Ciclista

Multa para motorista que desrespeitar Ciclista começa dia 14

A partir de segunda feira que vem, os motoristas que desrespeitarem ciclistas em São Paulo serão multados em até R$ 574,62. A fiscalização vai ficar a cargo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) nas ruas sendo que todos os veículos que não derem preferência às bicicletas e florem flagrados vão tomar a famosa canetada. Além da multa, os infratores receberão sete pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O Código de Trânsito Brasileiro possui artigos que dão base às multas, os 169, 197 e 220, ou, respectivamente, “dirigir sem os cuidados indispensáveis à segurança”, “deixar de deslocar, com antecedência, o veículo para a faixa mais à esquerda ou mais à direita quando for dobrar a esquina” e “antes de fazer a conversão, o motorista deverá esperar o ciclista”.

Segundo reportagem do jornal “Diário de São Paulo“, o resultado da fiscalização é assunto que divide os ciclistas. “Como vai mexer na parte mais sensível das pessoas, que é o bolso, acredito que a multa vai pelo menos deixar os motoristas mais atentos”, disse a estilista Virgínia Falcão, de 28 anos. Virgínia trabalha na região da Avenida Paulista, na região central, e, apesar de ter carro, faz a maior parte de seus deslocamentos usando bicicleta. Já Alves, de 37 anos, mora perto do trabalho, na USP. Ele usa a bicicleta de duas a três vezes por semana, mas está cético. “Acho que a medida não vai adiantar porque há muito desrespeito de ambas as partes, motoristas e ciclistas. Uma campanha educativa seria mais importante do que a punição”, disse Alves.

Por Renato Lobo

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus