Foto: Eduardo Ganança
Metrô SP

CBTC passa a operar todos os dias na Linha 2 Verde

Imagem de Eduardo Ganança – Trem modernizado na Linha 2

A linha 2-Verde [Vila Madalena – Vila Prudente] do Metrô de São Paulo esta operando com o novo sistema de sinalização, o CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação) todos os dias da semana. Desde o início da implantação até este mês, os testes eram feitos apenas aos sábados e domingos.

Nesta semana, os trens modernizados da frota J que possuem configuração para operar apenas nesta tecnologia, rodavam na ligação metroviária entre a Zona Oeste e Leste. A informação foi confirmada em nota pelo Metrô ao portal Via Trolebus.

A companhia adquiriu a nova sinalização da empresa Alstom em 2008 com o objetivo de reduzir o intervalo nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-vermelha. A funcionalidade poderá aumentar a capacidade de transporte em até 20%.

Posteriormente, a empresa deve instalar o CBTC nas linhas 1-Azul e depois na 3-vermelha. A tecnologia é usada em alguns sistemas do mundo, como Nova York, Londres e Paris, e no Brasil esta presente nas linhas 4-Amarela e 15-Prata.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus