Metrô SP

7 coisas que talvez você não saiba sobre o Metrô de São Paulo

1# Estação Armênia se chamava Ponte Pequena

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A estação Armênia antes era chamada de Ponte Pequena, como referência ao nome da antiga ponte da Avenida Tiradentes sobre o Rio Tamanduateí, que contrastava-se com a já demolida Ponte Grande, sobre o Rio Tietê. Em 12 de novembro de 1985, houve a alteração para o nome atual, em homenagem à colônia daquele país europeu na cidade de São Paulo, que ajudaram financeiramente na construção da estação.

2# Plataforma Subterrânea da Estação Pedro II

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Quem passa pelo andar térreo da Estação Pedro II da Linha 3-vermelha pode ver que existe uma plataforma subterrânea inutilizada. Lá era previsto transferência para a Linha Sudeste–Sudoeste, o que podemos entender como a Linha 4-Amarela. Leia mais sobre

3# Operadores não conduzem o trem

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Se quando o trem do metrô faz frenagens bruscas e você culpa o operador da composição, esta fazendo isso errado. O funcionário que esta na cabine da composição acompanha os sistemas do trem, e não o conduz salve algumas exceções. Até as portas na maioria das vezes são abertas pelo sistema controla os trens. Porem, em caso de qualquer anormalidade o funcionário esta la para agir.

4# Linha 5-Lilás teve seu primeiro trecho construído pela CPTM

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O Trecho entre Capão Redondo e Largo 13 foi construída pela CPTM, e era denominada “Linha G”. Em 2001, o Governo do estado de São Paulo transferiu a operação da Linha para o Metrô, passando-se a chamar-se “Linha 5-Lilás”. O trecho inicial de 8,4 quilômetros de extensão foi entregue à população em 20 de outubro de 2002.

5# Estação Paraíso teria integração com uma terceira linha

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Antes da reforma do piso da Estação Paraíso era possível ver próximo ao embarque no sentido Tucuruvi uma plataforma coberta. Tratava-se do Ramal Moema. Quando o metrô foi projetado, em 1968, ele previa a inclusão, além da linha Norte-Sul (Atual linha 1-Azul), de dois ramais: o Paulista (Atual linha 2-Verde) e o Moema. Este partiria da estação Paraíso e iria em paralelo à avenida 23 de Maio, até Moema. O projeto foi cancelado, no entanto cerca de 200 metros do ramal foram construídos e seu trecho inicial ainda pode ser observado, na estação Paraíso. Leia mais sobre

6# Linha 3 iria até Guaianazes

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O trecho da Linha 11-Coral da CPTM entre as estações de Corinthians-Itaquera e Guaianazes foi construído pelo Metrô. Este trecho seria uma continuação da Linha 3-Vermelha, e foram adquiridos 11 trens para o percurso. Trata-se dos trens que hoje rodam na Linha 2-verde, a Frota E.

7# Linha 4 teria mais estações intermediárias

O trecho entre Luz e Vila Sonia teria outras estações intermediárias. Entre as estações Butantã e São Paulo-Morumbi, estava prevista a construção da Estação Três Poderes junto a um terminal de ônibus. Os moradores dessa região, temendo um considerável aumento no movimento de pessoas nas cercanias e a perda da tranquilidade do bairro, protestaram contra o terminal de ônibus. Não havendo demanda suficiente para a estação sem o terminal, a estação foi retirada do projeto.

Existem informações que cada saída de emergia era previsto uma parada, conforme o mapa abaixo:

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Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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