Internacional

Capital da Finlândia quer estar livre de carros até 2025

hkl_rl
Recentemente listamos aqui no Via Trolebus motivos para provar que o carro é a praga do século XXI. Seguindo esta linha a cidade de Helsinque, que é a capital Finlândia, quer acabar com os carros até 2025. A saída, claro que está no transporte coletivo. A ação visa tornar o transporte público eficiente ao ponto de que moradores automaticamente abandone o carro.

Lahti-Scala_bus_Nr._617_Helsinki

A base dessa excelência nos transportes seria com a integração dos modais, e ao mesmo o acesso a informação pelo usuários, sendo informado horários e trajetos por um aplicativo no celular. A novidade é que por meio destes apps os passageiros possam solicitar paradas de ônibus fora dos pontos, para maior comodidade. Por meio do aplicativo, a população também poderá pedir, usar e pagar por outros tipos de serviços, como táxis, bicicletas e até carros compartilhados.

A ação por mais inovadora que seja traz um pensamento que é ignorado em todo o mundo: a cidade deve ser para as pessoas, e não para os carros.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus