CBTC deve estar em funcionamento na Linha 3-Vermelha do Metrô no final de 2020

Foto: Renato Lobo

O novo sistema de sinalização, o CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação, deve estar funcionando na Linha 3-Vermelha do Metrô [Palmeiras Barra Funda – Corinthians Itaquera] no final de 2020, segundo declarações do secretário dos transportes metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevista ao jornal Bom dia São Paulo, da TV Globo.

De acordo com o titular da pasta, com a nova tecnologia, o intervalo entre trens será reduzido de 125 segundos para 90, o que deve possibilitar a introdução de mais composições.

Dados revelados pelo telejornal apontou que a ligação metroviária conta com uma média 7,1 passageiros por metro quadrado no horário de pico da manhã.

Nos últimos finais de semana, a linha 3 tem tido intervenções em sua operação para instalação do CBTC, e a operação acaba sendo alterada, e os trens operam com velocidade reduzida e maior tempo de parada. As intervenções, no entanto, eram previstas até julho deste ano, mas prosseguiram no mês de agosto.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus