Foto: William Molina
Metrô SP

Interrupções na Linha 3-Vermelha do Metrô para instalação do CBTC vão até julho

Nos últimos domingos, trechos da Linha 3-vermelha do Metrô de São Paulo vem sendo interrompidos para a instalação do sistema de sinalização CBTC (por sua sigla do inglês Communications-Based Train Control), em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.

De acordo com informações do Diário do Transporte, as interrupções devem ocorrer até julho deste ano. “O CBTC é o mais moderno sistema de sinalização e controle de trens disponível atualmente. Nesta fase dos serviços, estão sendo instalados cabos deste sistema ao longo da linha. Desde o início de abril, estão sendo realizadas intervenções no funcionamento da linha para facilitar a implantação do CBTC, que seguem até julho. O sistema possibilitará a diminuição dos intervalos entre trens e menor consumo de energia”, informou o Metrô ao site.

A expectativa é que os intervalos sejam reduzidos podendo chegar até 75 segundos. No ano passado, o então Secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, disse que a instalação do CBTC deve ter a instalação concluída na Linha 1-Azul [Tucuruvi-Jabaquara] em 2019, e na Linha 3-Vermelha [ Palmeiras-Barra Funda e Corinthians-Itaquera] em 2020.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus