Motiva

Teleférico do Rio soma 4 milhões de passageiros

Divulgação

O Teleférico da Providência, no Rio de Janeiro, chegou nesta terça-feira (1º de setembro) à marca de 4 milhões de passageiros transportados desde que voltou a operar de forma integral, em 9 de fevereiro de 2025. O transporte, gratuito para moradores do Morro da Providência e visitantes, também bateu recorde de público em um único dia neste ano: 12.645 usuários, em 5 de junho.

O sistema é administrado pelo Consórcio Rio Providência, com recursos da Prefeitura do Rio, enquanto a fiscalização e gestão do contrato de concessão ficam a cargo da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar).

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Osmar Lima, o resultado reflete a consolidação do teleférico como parte da rotina de quem mora na região. “Alcançamos uma marca relevante em tão pouco tempo porque é um transporte gratuito, que funciona todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados, e em horários estendidos nos dias úteis. Entrou na rotina do morador, facilitando seu deslocamento e dando mais qualidade de vida a quem precisa trabalhar, estudar e àqueles que têm dificuldade de locomoção, além de ter ampliado o acesso aos visitantes”, afirmou o secretário, destacando que os números comprovam o retorno de investimentos em infraestrutura e parcerias para o transporte público da cidade.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O Teleférico da Providência foi inaugurado em julho de 2014, dentro do programa Morar Carioca, com aporte de R$ 75 milhões viabilizado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A operação chegou a ser paralisada em 2017, ficando fora de funcionamento até passar por um processo de recuperação iniciado em 2021, sob coordenação da CCPar.

A modernização do equipamento envolveu a reforma completa das três estações do sistema, a recuperação das torres metálicas e a atualização do sistema eletromecânico. No total, a Prefeitura do Rio destinou R$ 42 milhões para a reforma e modernização do teleférico.

Via Trolebus