Após sucessivas postergações, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), adiou novamente o leilão do projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que interligará as cidades de São Paulo e Sorocaba.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
A licitação, que chegou a ser estimada para os anos de 2025 e 2026, agora consta no site oficial da pasta com status de data “a definir”. Com a mudança no cronograma, a expectativa atual é que o edital final de concessão seja lançado somente no primeiro semestre de 2027. Vale lembrar que as audiências públicas para debater o empreendimento foram realizadas ao longo de 2025.
Segundo as diretrizes da SPI, o projeto viabilizará a ligação ferroviária direta entre a capital paulista, a Região Metropolitana de São Paulo e o município de Sorocaba. O trajeto expresso deverá ser cumprido em 60 minutos, contra os atuais tempos de deslocamento rodoviário, que levam cerca de 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus. O plano prevê a reforma de estruturas existentes e a construção de novas estações para absorver uma demanda projetada de 50 mil passageiros por dia.
A proposta do estado consiste em firmar uma parceria público-privada (PPP) estruturada a partir dos estudos de traçado da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O sistema contará inicialmente com dois tipos de serviços: um parador e outro expresso. Na Grande São Paulo, uma parcela do traçado correrá em paralelo à Linha 8-Diamante, enquanto o restante do percurso seguirá a diretriz da Rodovia Castello Branco. Em 2025, época das audiências públicas, a previsão de início da operação comercial estava fixada para 2035.






