Motiva

Prefeito mostra projeto do TIC Leste até a Mooca

Reprodução

O prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches, em um vídeo publicado nas redes sociais, mostrou uma apresentação que cita o Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, entre São Paulo e São José dos Campos, partindo do Parque da Mooca.

De acordo com o prefeito, houve um encontro com a Trivia Trens para a apresentação da extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso. A empresa, pertencente ao Grupo Comporte, deve assumir o Lote Alto Tietê ainda neste ano. A concessionária que venceu o leilão será responsável por estender a Linha 13 nas duas pontas: de Aeroporto-Guarulhos até Bonsucesso e de Engenheiro Goulart até Gabriela Mistral.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Há um projeto, sem que exista ainda um pacto firmado entre o Governo do Estado e a Trivia Trens, de extensão da Linha 13 de Gabriela Mistral até o Parque da Mooca. Essa extensão, entretanto, é classificada como um investimento contingente, ou seja, só sairá do papel por decisão do governo e se for bancada pelo poder público. Em tese, o trem entre São Paulo e São José dos Campos seguiria o traçado da Linha 13 entre Mooca e Bonsucesso, e depois seguiria até o Vale do Paraíba. O Governador Tarcísio de Freitas já anunciou que o serviço partiria rumo a São José pela Linha 13.

Na apresentação visualizada, não é possível identificar se o projeto pertence oficialmente ao governo estadual ou se seria uma proposta comercial da Trivia Trens, levando em consideração que o Grupo Comporte já manifestou interesse em disputar o leilão do novo TIC.

O trem entre São Paulo e São José dos Campos, segundo o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, tem previsão para ter seu leilão realizado em 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus