Dos três leilões previstos para 2026 voltados à expansão do transporte sobre trilhos no estado de São Paulo, o projeto do Trem Intercidades – eixo Oeste deve ser o primeiro a sair do papel. A informação foi divulgada pela CNN Brasil.
Segundo a publicação, o serviço partirá da capital paulista e atenderá os municípios de Osasco, Barueri, Itapevi, São Roque, Mairinque, Alumínio e Sorocaba, ampliando a ligação ferroviária entre a Região Metropolitana e o interior do estado.
🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:
✅ Canal do Via Trolebus no WhatsApp
✅ Canal do Via Trolebus no Telegram
Na sequência, está prevista a concessão da Linha 10-Turquesa, atualmente a última linha ainda operada pela CPTM, que será licitada em conjunto com a futura Linha 14-Ônix. O novo projeto de VLT deverá, inicialmente, conectar Santo André à Zona Leste de São Paulo, com possibilidade de extensão futura até Guarulhos.
O terceiro leilão programado para 2026 deverá ser o da Linha 16-Violeta do Metrô, que prevê a ligação inicial entre os bairros de Teodoro Sampaio e Abel Ferreira.
De acordo com informações disponíveis no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, outros projetos ferroviários devem ser licitados na sequência, já em 2027. Entre eles estão o Trem Intercidades – eixo Leste, ligando São Paulo a São José dos Campos, o Trem Intercidades – eixo Sul, com conexão entre São Paulo e Santos, além do VLT de Campinas.





