Trem SP-Sorocaba tem leilão remarcado; outros eixos seguem para 2027

Imagem gerada por IA

O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) voltou a reagendar o leilão do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste para o primeiro trimestre de 2026. A pasta havia alterado anteriormente a data para 2026, depois antecipado para 2025, e agora remarcou novamente para o ano seguinte.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

O projeto prevê dois serviços de trens entre São Paulo e Sorocaba, sendo um parador e outro expresso. O trajeto deverá ser realizado em 60 minutos, contemplando reformas e construção de novas estações. A demanda estimada é de 50 mil passageiros por dia. Atualmente, o deslocamento entre as duas cidades dura cerca de 110 minutos de carro e 130 minutos de ônibus.

Caso o certame seja bem-sucedido, o contrato com o novo concessionário deve ser assinado no segundo semestre de 2026.

Trem para São José dos Campos e Santos

Os eixos Leste e Sul do Trem Intercidades seguem o mesmo cronograma de planejamento. O TIC Leste ligará São Paulo a São José dos Campos, enquanto o TIC Sul conectará a capital paulista a Santos.

O TIC Leste pode ter audiências públicas já em 2026, com leilão previsto para 2027. Já o TIC Sul deve concentrar audiências e leilão ao longo de 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus