Grupo Português vence leilão do túnel Santos-Guarujá

A Mota-Engil venceu o leilão do túnel Santos-Guarujá, realizado nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025. A empresa será responsável pela construção, operação e manutenção da estrutura que deve ajudar na mobilidade na Baixada Santista. Trata-se de um conglomerado português, líder nos setores da construção civil, obras públicas, operações portuárias, resíduos, águas e na logística. O grupo apresentou oferta de 0,5% na contraprestação pecuniária. A Acciona, que também participou do leilão, ofertou 0%.

Com um orçamento estimado em R$ 6,8 bilhões, o projeto contará com aporte público de até R$ 5,1 bilhões, dividido de forma igual entre o Governo de São Paulo e o Governo Federal. O contrato, com duração de 30 anos, prevê a execução das obras, além da operação e manutenção da estrutura. O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, construídos com módulos de concreto pré-moldados posicionados no leito do canal portuário – método já consolidado em países da Europa e da Ásia.

🚎 Fique por dentro das notícias mais recentes sobre mobilidade:

Canal do Via Trolebus no WhatsApp

Canal do Via Trolebus no Telegram

Inédito no Brasil, o empreendimento já dispõe de licença ambiental prévia concedida pela Cetesb em agosto de 2025, e foi planejado para integrar diferentes formas de transporte. O projeto prevê três faixas em cada sentido, uma delas exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de espaço para pedestres, ciclistas e uma galeria de utilidades.

Hoje, a travessia entre Santos e Guarujá é feita principalmente por balsas, que levam em média 18 minutos por viagem, mas estão sujeitas a filas e interrupções. Pelo trajeto rodoviário, o deslocamento pode durar até 1 hora. Com a construção do túnel, a ligação entre as cidades será reduzida para cerca de 5 minutos, beneficiando diretamente mais de 720 mil moradores e trabalhadores que circulam diariamente na região.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus