O site da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), vinculada ao Governo do Estado de São Paulo, reúne os projetos que estão qualificados no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP). A página foi recentemente atualizada, e os prazos para o lançamento do leilão da Linha 16-Violeta foram remarcados para o próximo ano.
O mesmo aconteceu com os prazos de dois projetos do Trem Intercidades (TIC), com ligações previstas entre São Paulo e São José dos Campos, e entre São Paulo e Santos.

Em fevereiro, o Via Trolebus havia divulgado informações, com base no site da SPI, apontando que os estudos responsáveis por definir a modelagem da concessão e os trajetos dos trens deveriam ser concluídos no segundo trimestre de 2026. As audiências públicas estavam previstas para o terceiro trimestre do mesmo ano.
Naquele cronograma, o edital de licitação seria publicado no quarto trimestre de 2026, com o leilão programado para o primeiro trimestre de 2027. Já a assinatura do contrato poderia ocorrer no segundo trimestre de 2027.

Novos prazos
Na atualização mais recente, o projeto do Trem Intercidades Eixo Leste, que liga São Paulo a São José dos Campos, passou a ter um cronograma separado do Eixo Sul, que liga São Paulo a Santos.
Agora, o TIC Eixo Leste pode ter seu edital lançado no primeiro trimestre de 2027, com o leilão previsto para o segundo trimestre e a assinatura do contrato no terceiro trimestre.

Já o TIC Eixo Sul tem previsão de lançamento do edital no terceiro trimestre de 2027. O leilão deve ocorrer no quarto trimestre e a assinatura do contrato está prevista para o primeiro trimestre de 2028.
O projeto do trem entre a Região Metropolitana de São Paulo e a Baixada Santista é mais complexo, já que é preciso vencer a Serra do Mar. Ainda não há uma definição clara sobre o traçado, e três rotas distintas estão sendo estudadas.