Linha 14-Ônix de VLT terá 4 pátio: confira os locais

Conexão entre Guarulhos e Santo André

A futura Linha 14-Ônix está projetada para conectar Guarulhos a Santo André, atravessando bairros da Zona Leste de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e Sapopemba. De acordo com os documentos da consulta pública, a frota total será composta por 46 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), incluindo cinco unidades de contingência destinadas ao trecho 4, que abrange o percurso entre as estações ABC e Jardim Irene.

A nova linha deve ser concedida junto com a 10-Turquesa da CPTM, e sua operação pode ser iniciada a partir da década que vem.

Mapa com a Linha 14 e seus pátios propostos. Fonte: SPI

Pátios de manutenção e estacionamento

Para acomodar os trens durante os períodos sem operação e garantir a manutenção do material rodante, a concessionária responsável deverá construir diversos pátios. De maneira preliminar, o planejamento prevê:

  • 1 pátio principal para manutenção e estacionamento;
  • 1 pátio auxiliar para estacionamento de trens;
  • 2 estacionamentos operacionais com capacidade para quatro ou mais trens;
  • 4 áreas de estacionamento para dois trens ao longo da linha, visando otimizar a operação.

A escolha dos locais para os pátios levará em consideração estudos operacionais e a viabilidade de implantação da linha. Os estacionamentos operacionais deverão ser incorporados à estrutura da via permanente para evitar a necessidade de desapropriações adicionais.

Foto: Renato Lobo

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Pátio em Guarulhos – Bonsucesso

A construção de um pátio em Guarulhos é considerada uma premissa operacional essencial para a Linha 14-Ônix. O espaço previsto em Bonsucesso apresenta as seguintes características:

  • Área estimada: 210.000 m²;
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e outros serviços (pode operar como pátio principal caso a implantação em São Miguel Paulista não seja viável);
  • Localização: Trecho 1;
  • Etapa de implantação: Segunda ou terceira fase;
  • Necessidade de desapropriação: Sim.

Localização:

Pátio em Jardim Helena

Embora esteja localizado a uma distância maior da estação São Miguel Paulista – considerada o ponto final da primeira fase do projeto –, a área em Jardim Helena foi escolhida devido à baixa viabilidade da implantação do pátio originalmente planejado para São Miguel Paulista. Suas características incluem:

  • Área estimada: 220.000 m²;
  • Função: Pátio principal para manutenção, estacionamento, limpeza e Centro de Controle Operacional (CCO);
  • Localização: Trecho 1;
  • Etapa de implantação: Primeira fase;
  • Necessidade de desapropriação: Sim.

Localização:

Pátio em Santo André – ABC

No ABC, está prevista a implantação de um pátio auxiliar ou estacionamento para os trens da Linha 14-Ônix, com as seguintes características:

  • Área estimada: 110.000 m²;
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e serviços operacionais;
  • Localização: Trecho 3;
  • Etapa de implantação: Segunda ou terceira fase;
  • Necessidade de desapropriação: Sim.

Localicação:

Pátio em Jardim Irene

O planejamento da Linha 14-Ônix também prevê a construção de um pátio auxiliar em Jardim Irene, que servirá para estacionamento e limpeza dos trens. Suas características são:

  • Área estimada: 30.000 m²;
  • Função: Pátio auxiliar para estacionamento e limpeza;
  • Localização: Trecho 4;
  • Etapa de implantação: Quarta fase;
  • Necessidade de desapropriação: Não especificado.

Localização:

Os pátios serão construídos de acordo com o avanço na implantação da Linha. Por exemplo, o primeiro a sair do papel será o Jardim Helena, e na sequência, o ABC, e depois o Bonsucesso e por último o Jardim Irene.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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