Fotos: Mais dois monotrilhos novos chegam em SP

Renato Lobo | Via Trolebus

O Metrô de São Paulo recebeu mais dois trens do lote de 19 novas composições adquiridas para a Linha 15-Prata de monotrilho. Chegaram entre a semana passada e esta os trens S30 e S31. O ViaTrolebus acompanhou um dos recebimentos no Pátio Oratório e, em breve, lançará uma reportagem em vídeo no canal do YouTube.

A nova frota foi encomendada pelo Metrô ao Consórcio CEML, formado pelas empresas Alstom e CRRC, responsável pela construção da via da Linha 15-Prata, fabricação de trens e implantação de sistemas.

Renato Lobo | Via Trolebus

Caminho da China até o Brasil

As composições vieram da cidade chinesa de Xangai, por meio de embarcações que percorreram o trajeto em cerca de 60 dias. Depois de chegarem ao Brasil e passarem por todas as etapas burocráticas, sobem de caminhão até o Pátio Oratório.

Ao chegarem, as carretas são estrategicamente posicionadas em um local onde uma das vigas-guia foi adaptada para receber os veículos. O primeiro carro a ser encarrilado é o sétimo, e depois seguem na sequência até o primeiro, formando o comboio de sete carros.

Renato Lobo | Via Trolebus

Depois, os carros são acoplados, e são montados o gangway (ou sanfona) e as saias na parte inferior. Em seguida, o trem é levado até o Bloco A, onde passa pelos primeiros testes estáticos. A montagem leva cerca de 20 dias para cada trem.

Após essa etapa, os trens passam por testes dinâmicos antes de entrarem em operação comercial. Todos os trens serão submetidos a testes rigorosos antes de serem integrados ao sistema, cuja ampliação está prevista para o início do segundo trimestre de 2025.

Renato Lobo | Via Trolebus

Reforço de frota

As 19 novas composições contam com sistemas avançados de controle e telecomunicações, como o UTO (Unattended Train Operation), em que os trens operam de forma segura e automatizada, sem a necessidade de um operador a bordo. Os carros também possuem monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia.

Eles serão utilizados para reforçar a capacidade da linha, que deve atender a uma demanda maior com as duas expansões previstas: entre Vila Prudente e Ipiranga e entre Jardim Colonial e Jacu-Pêssego. A meta é concluir as obras em 2027.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus