Tarcísio promete metrô em Taboão da Serra em 2028

Foto: Celso Silva/Governo do Estado de SP

Nesta segunda-feira, o governo estadual autorizou o início do processo de ampliação da Linha 4-Amarela do Metrô, no trecho que vai de Vila Sônia até Taboão da Serra. Apesar da realização do evento — que contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e de deputados estaduais —, as obras em si ainda não começaram.

O que teve início, de fato, foi a demolição de um dos terrenos que darão lugar à futura expansão, que terá 3,3 quilômetros de extensão, ligando Taboão da Serra à malha metroviária da capital. Atualmente, o projeto está na fase de elaboração do projeto executivo.

O prazo de entrega ainda é incerto. Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que a conclusão pode ocorrer entre 36 e 48 meses, o que indicaria uma possível inauguração até 2029.

Por outro lado, uma nota oficial do governo do estado fala em um prazo estimado entre 48 e 60 meses, com a expectativa de atender cerca de 110 mil passageiros por dia útil.

Renato Lobo | Via Trolebus

Com a extensão, o trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra poderá ser feito em aproximadamente 26 minutos, proporcionando mais agilidade, conforto e segurança aos usuários.

“Toda vez que celebramos um investimento, celebramos também o trabalho e o sustento. A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão mais acesso a serviços, educação e saúde, com um transporte de qualidade. O passo que demos hoje nasce do sonho de cada cidadão daqui”, declarou o governador Tarcísio de Freitas, que também destacou a expansão do sistema metroferroviário para além da capital.

“A nossa rede está cada vez mais conectada. De fato, agora, o metrô é metropolitano, porque vai sair de São Paulo e chegar a Taboão”, completou.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus