A Prefeitura de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, finalizou estudos para propor a extensão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), atualmente em operação entre Santos e São Vicente. De acordo com o jornal Diário do Litoral, o prefeito Alberto Mourão pretende apresentar a análise em abril.
Segundo o texto, a proposta será encaminhada ao secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e prevê a ampliação do sistema a partir da Área Continental de São Vicente—correspondente ao terceiro trecho do VLT—até o Bairro Sítio do Campo, em Praia Grande.
O novo trajeto terá cerca de 3 quilômetros, conectando a ponte dos barreiros, em São Vicente, até as proximidades do Terminal Rodoviário e Urbano Tude Bastos, em Praia Grande.
Segundo a administração municipal, a expansão poderá beneficiar aproximadamente 69 mil passageiros por dia, equivalente ao número de pessoas que se deslocam diariamente de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande para Santos, São Vicente e Cubatão, utilizando 16 linhas de ônibus intermunicipais.
Traçado diferente
O traçado proposto, segundo a publicação, dispensa o uso da antiga ferrovia Santos-Cajati, que segundo o prefeito, não atende a população local.
A proposta prevê que a conexão entre a Ponte dos Barreiros e o Sítio do Campo acompanhe, inicialmente, o traçado da Avenida Vereadora Angelina Pretti da Silva por cerca de 200 metros, antes de fazer uma curva suave à esquerda. Os trens circulariam sobre o manguezal em uma estrutura elevada por pilares de concreto, minimizando o impacto ambiental na vegetação local.
O percurso planejado passa entre a Ilha da Hermida e o Mar Pequeno, atravessando o curso d’água que se estende desde a Ilha das Caieiras, passando pelo Balneário Maxland e a Vila Sônia, até chegar ao Poção São Vicente, próximo ao Portinho Ézio Dall’Ácqua.
Depois dessa travessia, o VLT seguiria sobre um terreno historicamente utilizado para o cultivo de chuchu, desde os primeiros anos de Praia Grande, até alcançar a área urbana do Sítio do Campo e o Terminal Tude Bastos, onde haveria integração com as linhas municipais e intermunicipais de ônibus.
O traçado sugerido é viável e não exigiria desapropriações, o que pode resultar em um custo inferior ao trecho construído em Santos.