Renato Lobo | Via Trolebus
Recordar é viver

Projeto previu elevado para a Linha 4-Amarela do metrô

Linhas metroviárias geralmente correm em baixo da terra, mas há algumas ligações na superfície e até em elevado, como o trecho entre Armênia e Santana e Parada Inglesa, entre Bresser e Sé e entre Largo Treze e Capão Redondo.

A linha 4-Amarela corre 100% em subterrâneo, mas seu projeto funcional, datado de 1997, previa a ligação metroviária em um trecho em elevado.

A Linha 4 foi idealizada desde os anos 1940, e a consolidação do projeto ocorreu apenas em 1993, quando o primeiro estudo básico foi elaborado, já não constando mais o trecho Sudeste que iria atender ao Sacomã.

O traçado atual foi divulgado desde 1995, e o projeto funcional revela alternativas de projetos e traçados que poderiam ter ocorrido, como, por exemplo, trechos em elevado na Avenida Francisco Morato:

Outra alternativa seria a Linha 4 sendo construída na Avenida Eliseu de Almeida:

A possibilidade de via elevada ainda poderia ser adotado no trecho entre as avenidas Eusébio Matoso e Rebouças:

Mas como é sabido de todos, a linha 4 foi construída em baixo da terra, e não há previsão de vias elevadas no eixo metroviário em seu projeto de expansão até Taboão da Serra.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus