Trens Urbanos

CRRC inicia testes com trem de levitação eletromagnética de média velocidade

Desenvolvida e fabricada pela fabricante chinesa CRRC, a Guangdong Qingyuan Maglev Tourist Line iniciou sua operação experimental.

De acordo com a empresa, o material rodante adota a plataforma de trem maglev de média e baixa velocidade de nova geração, bem como a tecnologia de levitação eletromagnética condutiva constante e a tecnologia de tração de motor linear de estator curto montado em veículo, e tem uma velocidade operacional máxima de 120 km/h.

A nota da CRRC diz ainda que o trem é composto por três carros, podendo operar na modalidade de vagões mistos “3+3”. A capacidade máxima é de 500 passageiros. É equipado com sistema de redundância de controle de suspensão e recurso de autotração para que possa rodar em baixa velocidade através da bateria mesmo sem alta tensão.

Apresenta ainda baixo ruído e vibração operacional. Tem as vantagens de respeito ao meio ambiente, segurança, pequeno raio de curva, forte capacidade de inclinação, baixo custo de construção, ciclo curto e pequena área ocupada, adequado para conectar áreas urbanas e atrações turísticas.

A tecnologia deve ser usada no eixo da Estância Turística de Chimelong e entre Guangzhou e Qingyuan.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus