Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

Transporte de carga por trens atinge maior nível em cinco anos no Brasil

Apesar do transporte de carga por trem ainda ser baixo no país, mais produtos e insumos foram transportados pelas ferrovias.

Publicação do Valor Econômico aponta o relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), que mostra que a movimentação de cargas por ferrovias Brasileiras atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos. Foram 530,6 milhões de toneladas úteis transportadas por trens.

Trata-se do terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

A publicação aponta que a Casa Civil atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada, ainda a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico).

O governo ainda quer que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) injete mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus