O Governo Federal estuda propor a extensão da Linha 13-Jade da CPTM, do Aeroporto até Bonsucesso, por meio de um aeromóvel, segundo publicação do site Gru Diário.
Nos últimos dias, autoridades federais estiveram nas obras de implantação do people mover no Aeroporto. Segundo o texto, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o deputado federal Alencar Santana (PT) afirmaram que o governo federal estuda o aeromóvel no lugar dos trens da CPTM nos bairros de Pimentas e Bonsucesso. Ambos, entretanto, lembraram que é preciso acordo com o governador Tarcísio de Freitas, que controla a CPTM.
“A gente tem a expertise agora do aeromóvel, tecnologia brasileira, fundamental, e estamos querendo discutir essa nova ampliação, que seria de Guarulhos, todo o trecho do aeroporto para integrar toda a região”, afirmou o ministro.
O governo federal estaria disposto a investir até R$ 1 bilhão para a realização dessa obra. “Eu levei a ideia da questão da ligação do trem [pelo aeromóvel] até Pimentas-Bonsucesso, que é um movimento antigo nosso, e estamos discutindo como alternativa fazer nesse modelo. Vamos fazer um estudo de demanda para ver se ele comporta atender o bairro, a cidade de fato. É isso que estamos dialogando com o Ministério de Portos e Aeroportos, porque nós queremos que a própria GRU faça parte da obra. Parte da obra seria feito por ela”, afirmou Alencar.
Projeto da CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM contratou empresa para elaborar o anteprojeto de arquitetura e engenharia, para extensão leste da Linha 13-Jade. O prolongamento deve partir do Aeroporto de Guarulhos até Bonsucesso.
O extensão ainda consta nos planos de concessão da Linha 13-Jade, junto com as Linhas 11-Coral e 12-Safira. No evento de chegada do tatuzão da Linha 6-Laranja na estação PUC-Cardoso de Almeida, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, informou prazos sobre o processo de concessão das Linhas.
De acordo com o titular da pasta, a audiência pública para a concessão das três linhas deve ocorrer em maio. Benini informou ainda que os três atendimentos devem ter expansão:
- Linha 11-Coral até Cesar de Souza;
- Linha 12-Safira até Suzano;
- Linha 13-Jade até Bonsucesso.
A ideia do governo estadual é lançar o leilão dos três eixos ferroviários ainda neste ano.