Monotrilho

Panamá recebe seu primeiro monotrilho da Hitachi

O primeiro monotrilho do Panamá chegou ao Porto de Manzanillo, na cidade de mesmo nome no oeste do estado de Colima no centro-oeste do México. A composição foi fabricada pelo consórcio formado pela Hitachi, Hitachi Rail STS e Mitsubishi.

Posteriormente, foi transferido para a Ciudad del Futuro. De acordo com a operadora do Panamá, o trem passou nos testes de fábrica no Japão e será a primeira unidade a ser montada no Panamá. Como é comum, esta primeira unidade será submetida a uma série de procedimentos que vão desde a montagem até testes estáticos e dinâmicos. Os resultados desses testes, que levarão vários meses, servirão de feedback para as demais unidades que continuam seu processo de fabricação no Japão.

Este trem faz parte de uma frota de 26 unidades, que operará na Linha 3 para beneficiar 500 mil moradores da província do Panamá Oeste. A linha de 25,4 km irá de Albrook a Ciudad del Futuro, sendo quase toda em elevada, mas também inclui uma seção subterrânea de 6 km abaixo do Canal do Panamá, com profundidade máxima de cerca de 64 m. As obras de túnel do China Railway Tunnel Group (CRTG) deverão começar no segundo trimestre de 2024 e levarão 22 meses para serem concluídas. A linha deverá entrar em operação até o final de 2026.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus