O bairro Taboão fica localizado em São Bernardo do Campo, próximo aos bairros Jardim Santa Emília, Vila Liviero e Paulicéia.
A região no futuro poderá ganhar uma estação de Metrô, da Linha 20-Rosa, que vai ligar Santo André e Santa Marina. Trata-se da estação Taboão Paulicéia.
Estudos para desapropriações
O Metrô de São Paulo está contratando um laudo macro para desapropriações de áreas do trecho da Linha 20-Rosa, entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, além de 32 áreas para poços de ventilação e saída de emergência, subestações primarias e um pátio entre a Linha 10 da CPTM e a Avenida do Estado, o chamado Pátio Rhodia.
No edital mostra as regiões onde poderão ser as novas estações, levanto em conta de que as áreas podem ser alteradas ao longo do processo de implantação da linha tão aguardada pelos moradores do ABC Paulista. A contratação é justamente para análises dessas áreas, e portanto não é algo definitivo.
Na primeira contratação, foi contemplado trecho prioritário entre Santa Marina e Abraão de Morais. O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram onde poderão ser as estações :
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso;
- Estação Hélio Pellegrino;
- Estação Moema;
- Estação Rubem Berta;
- Estação Indianópolis;
- Estação Saúde;
- Estação Abraão de Morais;
- Estação Rudge Ramos;
- Estação Afonsina
- Estação Príncipe de Gales;
- Estação Portugal;
- Estação Santo André;
- Pátio Rhodia.
A estação Taboão Paulicéia
O “Relatório de Impacto Ambiental – Rima” da Linha 20 cita que a futura parada poderá ficar entre as avenidas do Taboão, Helvétia, Presidente João Goulart e 31 de Março:
Segundo o documento, a região possui um sistema viário fragmentado e contém áreas industriais que ocupam grandes glebas, constituindo-se em barreiras físicas, o que dificulta a circulação e o acesso à estação. A principal funcionalidade desta estação é a integração com o transporte coletivo, através dos futuros corredores de ônibus na avenida do Taboão e 31 de Março.
A região conta com edificações de no máximo dois pavimentos, apresentando, porém, áreas de verticalização principalmente no eixo da avenida do Taboão.
O Metrô estima que no cenário ano horizonte mais crítico (2040), a estação terá 59.645 embarques diários, sendo
que 33.536 (56%) são embarques lindeiros e os integrados pelo modo ônibus tem participação significativa, correspondendo a 26.109 embarques (44%).
A estação será escavada em poço lateral, e tem o poço implantado na quadra entre as avenidas do Taboão, Helvétia e Presidente João Goulart. Terá 2 acessos: o acesso A está localizado no mesmo quarteirão do poço e o acesso B está localizado na esquina em frente, do outro lado da avenida do Taboão. Este acesso secundário será interligado à estação através de um túnel NATM que passará sob a avenida do Taboão.