Metrô SP

Vila Palmares em Santo André pode ganhar estação de Metrô

A Rua Afonsina liga o Rudge Ramos em São Bernardo do Campos até a Vila Palmares em Santo André. O nome da via dará nome a uma futura estação de metrô prevista do lado da segunda cidade mencionada.

É muito comum o relato de moradores carregados com descrença sobre a construção do meio de transporte de alta capacidade na região. Recentemente, o ABC perdeu a oportunidade de ter a Linha 18-Bronze, que teria uma estação no exatamente na Rua Afonsina. A gestão do ex-governador João Doria anunciou um BRT de menor capacidade no lugar.

A Vila Palmares perdeu o monotrilho, mas no futuro poderá ser cortada pela Linha 20-Rosa, que vai ligar Santo André até a Lapa, na Zona Oeste de São Paulo.

Fonte: Metrô de São Paulo

Estudos para desapropriações

O Metrô de São Paulo está contratando um laudo macro para desapropriações de áreas do trecho da Linha 20-Rosa, entre as estações Abraão de Morais e Prefeito Celso Daniel-Santo André, além de 32 áreas para poços de ventilação e saída de emergência, subestações primarias e um pátio entre a Linha 10 da CPTM e a Avenida do Estado, o chamado Pátio Rhodia.

No edital mostra as regiões onde poderão ser as novas estações, levanto em conta de que as áreas podem ser alteradas ao longo do processo de implantação da linha tão aguardada pelos moradores do ABC Paulista. A contratação é justamente para análises dessas áreas, e portanto não é algo definitivo.

Na primeira contratação, foi contemplado trecho prioritário entre Santa Marina e Abraão de Morais. O Via Trolebus está produzindo uma série de conteúdos que mostram as estações desse trecho:

A estação Afonsina

Estação Afonsina pode ficar no quarteirão entre as ruas Lauro Muller e Afonsina, de acordo com o edital do laudo macro:

A região é formado predominante por residências. A Avenida Lauro Gomes deve ser a rota de passam do BRT ABC, que vai ligar São Bernardo do Campo e São Paulo, permitindo a conexão dos ônibus com o Metrô.

Estudos prorrogados

A finalização do projeto funcional e anteprojeto de engenharia da Linha 20-Rosa vai atrasar. O Metrô de São Paulo comunicou em seu site que prorrogou prazo de entrega do estudo do novo eixo metroviário que vai ligar São Paulo e o ABC Paulista.

O consórcio GPO-Geocompany-Geotec que deveria entregar o trabalho até 26 de setembro de 2023, agora terá mais prazos para os estudos, até 12 de agosto de 2024.

Há ainda em curso outra análise que verifica a viabilidade da linha no ponto de vista de uma concessão. Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou que  foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para a Linha 20, e que no final de 2024 deve tomar decisão sobre tirar o ramal do papel.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus