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Membros de consórcio do ABC querem recursos para a Linha 20-Rosa do Metrô

Fonte: Metrô SP

Membros do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC querem a inclusão de verba para a Linha 20-Rosa do Metrô no orçamento de 2024, após audiência pública realizada pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo).

O projeto de ligar Santo André a São Paulo por meio de uma linha de metrô é promessa do governo estadual. Não há, entretanto, prazos para início das obras.

“Aqui no Grande ABC nós temos dois grandes eixos e uma eterna promessa que é a vinda do Metrô. O metropolitano de São Paulo não é metropolitano na prática, porque só atende uma cidade. Hoje tem a Linha 20-Rosa, que está planejada, a Linha 18-Bronze virou o BRT-ABC, que inclusive precisamos integrar ao Corredor ABD, então nós temos que melhorar o sistema”, disse o secretário executivo do Consórcio, Mário Reali.

Linha 20 faseada

“Queremos levar o metrô para Guarulhos e para a região do ABC”. A frase já foi bastante dita pelo Governador Tarcísio de Freitas em diversas entrevistas, se referindo aos projetos das Linhas 19-Celeste e 20-Rosa, que devem partir de São Paulo em direção a Guarulhos e o ABC, respectivamente.

No caso da Linha 20, o projeto prevê a ligação entre as estações Santa Marina, na zona oeste de São Paulo, e Santo André. São 31,1 km e 24 estações, além de dois pátios.

As declarações do ex-ministro da infraestrutura, entretanto, vão de encontro com relatórios técnicos da operadora que apontam o ramal partindo primeiro da zona oeste, sendo está sua primeira fase entre Santa Marina e Abraão de Morais.

Fonte: Metrô de São Paulo

Por que a linha será faseada?

Durante a Comissão de Infraestrutura, de Atividades Econômicas e de Transportes e Comunicações ocorrida na semana passada na Assembleia Legislativa, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, explicou o motivo de se fazer a linha em duas fases.

A Linha rosa é um investimento de R$ 25 bilhões, uma coisa gigantesca. São dois TIC Campinas. Ela precisa ser faseada, e não tem jeito. Eu não consigo um projeto onde fique mais de cinco anos sem receita porque ninguém vai financiar”, afirmou.

O titular da pasta, no entanto, não especificou em qual ponta a linha deve começar. “Ela tem que começar onde ela tem uma demanda de início ao fim”.

Estudos até 2024

Benini ainda informou na comissão que foram encomendados estudos do International Finance Corporation (IFC) para as duas linhas, e que no final de 2024 toma a decisão se qual é a prioridade ou se são as duas. “Só no ano que vem eu vou conseguir dizer, é viável e como vamos conseguir fazer”.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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