Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:
O Voz Trólebus começa com a notícia de que trens do Expresso Aeroporto tem feito testes na estação Palmeiras-Barra Funda. Isso significa que, muito em breve, o serviço será estendido da Luz até a grande parada que leva o nome do time alviverde.
A ViaMobilidade assinou um termo de conduta com o Ministério Público, após falhas nas linhas 8 e 9 do sistema de trens metropolitanos. A empresa deve antecipar investimentos já previstos, como reforma de mais estações e substituição de cerca de 42 mil dormentes de madeira por concreto. Serão trocados também 90 mil metros de trilhos. E até 2024, deverá ser implantado um novo sistema de sinalização. O termo foi assinado pelas Promotorias do Patrimônio Público e Social e do Consumidor, o documento conta com a anuência do Estado de São Paulo.
Por falar em ViaMobilidade e CCR, o grupo tem planos de tentar reverter na justiça uma ação que cancelou a concessão da Linha 15-Prata do monotrilho. Durante coletiva do sindicato dos Metroviários ocorrida nesta semana, a presidente da entidade, Camila Lisboa, informou que o grupo CCR quer na justiça a anulação da decisão que cancelou a concessão. O governo do Estado tinha planos de conceder a Linha 15-Prata do monotrilho para a iniciativa privada. O processo de concessão teve a abertura das propostas em março de 2019, mas ele foi anulado judicialmente em novembro daquele ano.
Na semana passada, uma faixa exclusiva de ônibus no Distrito Federal acabou sendo liberada para veículos. A medida causou repercussão negativa entre pessoas que acompanham o noticiário de mobilidade. Depois da polêmica, os gestores constataram que o trânsito não melhorou. Segundo comunicado da Semob (Secretaria de Transporte e Mobilidade), o trânsito voltou a ser proibido para veículos comuns. A operação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi autorizada pela Semob, em caráter experimental, por tempo indeterminado. O objetivo da mudança era desafogar o trânsito da importante rodovia distrital. Não rolou, o fluxo de ônibus foi prejudicado.
O Governo do Estado estuda um atendimento entre as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com um novo sistema de sinalização que permitiria trens com intervalos de 3 minutos. De acordo com o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, estuda-se um atendimento da Linha 9-Esmeralda até Água Branca e Barra Funda.