VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 28 de agosto a 1º de setembro)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Voz Trolebus começa com um episódio, no mínimo, chato. Durante entrevista à Rádio CBN, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, informou que quer retirar os trólebus de circulação. “Quero tirar aquilo”, informou o prefeito se referindo a um sistema que opera na capital desde 1949, e que conta com uma infraestrutura montada.
A fala do prefeito, na opinião do editor do Via Trolebus, é equivocada. Se o prefeito conseguir colocar em prática seu plano, São Paulo estará indo na contramão de alguns países da Europa e Ásia que estão modernizando suas frotas de trólebus. Operadoras desses países estão investindo em um tipo de tecnologia que une o trólebus com o veículo a bateria. Os veículos são carregados pela própria conexão na rede elétrica. A gente precisa de mais veículos não poluentes, e não acabar com os poucos que tem.

Um trem da série 8500 foi visto na plataforma da futura estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda. A chegada de um trem no bairro não é necessariamente uma novidade. De acordo com o site “Estações Ferroviárias“, a antiga estação de Varginha foi inaugurada em 1992. A parada foi desativada em dezembro de 2001, juntamente com o tráfego no trecho de Jurubatuba a Varginha, segundo a CPTM, por “motivos de segurança”. A expectativa é que a nova estação seja entregue ainda nesse semestre.

A Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo autorizou a contratação da IFC – Corporação Financeira Internacional para consultoria de estruturação técnico-financeira da concessão de linhas do Metrô de São Paulo. Na prática é um estudo que vai avaliar a possibilidade de conceder as linhas à iniciativa privada que hoje são operadas pela estatal: as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e monotrilho da Linha 15-Prata. Você concorda com a medida?

O Voz Trólebus termina com uma ótima novidade para quem escolhe o transporte coletivo para ir até o Aeroporto de Guarulhos. O Expresso Aeroporto da CPTM passou a sair da estação Palmeiras Barra Funda. Nada muda em relação a tarifa e horários. O serviço opera das cinco da manhã até a meia noite, sempre em horários redondos. O trajeto ficou uns 3 minutos mais demorado, mas mesmo assim, é uma ótima opção entre São Paulo e Cumbica.

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus