VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 21 a 25 de agosto)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

O Governo do Rio de Janeiro deve iniciar estudos para a conclusão da Estação Gávea, na Linha 4 do Metrô. Uma publicação do Diário Oficial mostra uma resolução para “elaboração de estudos para a retomada das obras” da parada que teve suas obras paralisadas em 2015.  A futura estação fica no subsolo do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (a PUC-Rio), e terá dois acessos: um na avenida Padre Leonel Franca, em frente à universidade, e outro na rua Marquês de São Vicente, junto ao ginásio da PUC.

O governo do Rio de Janeiro analisa um processo administrativo para decretar a caducidade do contrato de concessão da Supervia, segundo reportagem de “O Globo“. De acordo com a publicação, a administração estadual avalia que a operadora teria descumprido cláusulas de um aditivo ao contrato de concessão, firmado em 2010. A empresa se comprometeu a investir R$ 1,2 bilhões (aos valores da época) na automação de todo o sistema de sinalização. O Estado avalia criar uma estatal para recontratar os funcionários da concessionária. Outra opção seria uma outra empresa para operar provisoriamente.

Após declarações do Governador Tarcísio de Freitas que apontava que o leilão do trem intercidades poderia ficar para 2024, o Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, confirmou o adiamento da concorrência. O leilão deverá acontecer entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. De acordo com a Rádio CBN, as empresas interessadas terão até 120 dias para analisar o projeto e enviar propostas. A publicação fala em um novo edital com a garantia do financiamento com o Banco BNDES. O Trem Intercidades eixo norte deve promover a ligação da região de Campinas a São Paulo. O funcionamento deve acontecer até 2029.

A Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), iniciou a operação de uma plataforma de software para programação e planejamento do transporte coletivo de passageiros. Desenvolvida pela Optibus, a ferramenta permite que a capital gaúcha tenha 100% de sua frota de ônibus gerenciada com inteligência artificial. A fabricante diz que o sistema melhora a eficiência e a confiabilidade de 2,8 milhões de viagens de ônibus que as empresas realizam anualmente. A previsão é que até o final do ano a tecnologia seja utilizada para fazer a gestão de toda a frota. A funcionalidade usa o recurso OTP (On-Time Performance), que melhora a pontualidade dos coletivos, e será implantado nas onze operadoras privadas de transporte da cidade. A gente comemora e incentiva que recursos como esse sejam utilizados pois devem trazem benefícios a quem utiliza o transporte público.

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