VozTrólebus

Resumo semanal da mobilidade (de 31 de julho a 4 de agosto)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

Oi! Vocês devem ter percebido que não houve Voz Trólebus na semana passada. Infelizmente perdi a minha mãe e estava sem condições de gravar. Pedimos desculpas e essa edição vai em homenagem a ela. Então bora lá!

A obra do novo túnel entre Santos e Guarujá, no litoral sul paulista, deve ser tocada por meio de uma Parceira Publico Privada (PPP), segundo um acordo entre os governos federal e estadual. De acordo com informações da GloboNews, o custo total da obra deve variar entre R$ 5 e R$ 7 bilhões, com duração de até 44 meses. Ainda não se sabe qual administração soltará o edital de licitação, que está previsto para ser publicado no ano que vem. Segundo a emissora, a empresa que fizer parte da PPP será responsável pela operação do túnel no prazo da outorga, que pode variar de 30 a 35 anos.

O Governo São Paulo quer a inclusão do projeto de extensão da Linha 2-Verde do Metrô, da Penha até Guarulhos, incluso no novo Programa de Aceleração e Crescimento, o PAC, que deve ser lançado em agosto.

Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão, representando Marco Antonio Assalve – Secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, revelou em palestra no fórum “Interoperabilidade sobre Trilhos”, do Instituto de Engenharia, uma nova extensão para a Linha 5-Lilás após a Chácara Klabin. Nas palavras do Coordenador, a linha 5-lilás iria até a futura Estação São Carlos, e não mais até o Ipiranga, como mostrado anteriormente. Segundo Epifani, a função de levar a linha 5 até a futura Estação entre as paradas Ipiranga e Mooca da Linha 10 da CPTM, ajudaria na integração com uma outra eventual extensão da Linha 13-Jade em São Carlos.

A cidade de São José dos Campos conta com 12 ônibus articulados elétricos da BYD, e de acordo com a fabricante, em doze meses, os coletivos rodaram 644.134 quilômetros pelo corredor Linha Verde. A frota de São José dos Campos evitou a emissão de 1.646,12 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio de 11.729 árvores.

Já Ponta Grossa passou a contar com um ônibus movido a gás. O novo veículo de tecnologia da Scania é operado pela Viação Campos Gerais será utilizado no sistema de transporte coletivo do Município em caráter experimental durante todo o mês de agosto. Para o ônibus em teste, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km.

E para terminar, bora fazer um viva para a os 15 anos da Lei Seca!
Desde a sua implementação em 2008, a taxa de mortes por acidentes de transporte no Brasil reduziu significativamente, caindo 19%. Em 2021, houve pouco mais de 35 mil óbitos, comparados aos mais de 39 mil de 2008. Dados do Observatório de Atenção Primária em Saúde, da Umane, com base em estatísticas do Ministério da Saúde, revelam que 83% das vítimas fatais de acidentes eram homens, e 20% tinham entre 25 e 34 anos. Apesar dessa melhoria, o consumo excessivo de álcool, especialmente entre os jovens, ainda persiste como um desafio e ainda há muito a ser feito para garantir a segurança no trânsito. Então aproveitando que hoje é sexta: se for beber, vá de ônibus, táxi ou carro aplicativo!

Sobre o autor do post

Editor convidado

Via Trolebus