O passageiro que utiliza o Metrô Rio tem mais opções para a compra de produtos durante a viagem. De acordo com dados divulgados pela própria operadora, só neste primeiro semestre de 2023, o sistema metroviário alcançou a marca de 92% na taxa de ocupação dos espaços comerciais, o que representa aproximadamente 17.675m² ocupados por permissionários. Atualmente, mais de 600 pontos comerciais de diversos segmentos ocupam as 41 estações das linhas 1, 2 e 4.
Entre os espaços comerciais estão lanchonetes para refeições rápidas ou mais elaboradas, como supermercados, academia, cosméticos e beleza, roupas, acessórios, entre outros. Entre as principais redes de lojas que se instalaram nas estações do MetrôRio estão o supermercado Spid, Cacau Show, Smart Fit, Santa Malagueta, Espaço Rubro Negro, Gigante da Colina e Megamatte. São, aproximadamente, 6.527m² para quiosques e lojas nas estações.
O crescente uso do comércio acompanha alta de 9,6 pontos em junho nos Dados do Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE), realizado por meio da Sondagem das Micro e Pequenas Empresas pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Os interessados em abrir o seu negócio no sistema metroviário devem se cadastrar no site da concessionária na aba comercial.