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VozTrólebus: resumo semanal da mobilidade (de 15 a 19 de maio)

Esse é o VOZTRÓLEBUS, onde é apresentado em 3 minutos os principais acontecimentos da semana quando o assunto é mobilidade. Uma produção Via Trolebus, com conteúdo produzido por Renato Lobo e narração de Renata Guadalupe: Ouça abaixo:

Nosso boletim semanal começa com a notícia de que Diadema, na Grande São Paulo, está ganhando uma frota de 6 ônibus elétricos pra operação em seu transporte municipal. Os veículos possuem a tecnologia da Chinesa BYD, com autonomia de 250 km entre recargas.

O DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes informou que fez a doação de uma locomotiva do tipo Maria-Fumaça pro município de Lauro Müller, em Santa Catarina. O veículo vai ser exposto no Eco Museu Serra do Rio do Rastro, como item do patrimônio cultural da cidade, e atrativo turístico. A locomotiva a vapor é de modelo Santa Fé, nº 207, e foi fabricada em 1949, na República Tcheca. Tem 19,5 metros de comprimento e pesa 180 toneladas. A Maria-Fumaça foi usada durante anos pra o transporte de carvão mineral na região sul, de Santa Catarina até o Porto de Imbituba.

Nessa semana ainda rolou uma paralisação de motoristas por aplicativos, como Uber e 99. Os trabalhadores estão insatisfeitos com os repasses financeiros das empresas. A greve, entretanto, teve baixa adesão nas capitais. Em São Paulo, por exemplo, não foi notada mudança na tarifa no pico da manhã, mesmo com a possibilidade de menos carros disponíveis para passageiros.

Voltando a falar de trem, que vocês já viram, é um dos assuntos que a gente mais gosta aqui, a CPTM anunciou que vai retomar estudos para ampliação da Linha 11-Coral em Mogi das Cruzes. A ampliação é a partir da estação Estudantes até o bairro de Cesar de Souza, uma antiga reivindicação da comunidade local.

Ainda falando de trem, só que do segmento cargueiro, uma nova aquisição de vagões de carga deve ajudar a reduzir o fluxo de caminhões entre o centro-oeste e sudeste brasileiro. A GBMX – Greenbrier Maxion tá fornecendo 50 vagões tanque pro transporte de biocombustível, em parceria com a Inpasa e a Rumo Logística.
Os novos vagões serão usados pro transporte de carga na rota entre Rondonópolis no Mato Grosso e Paulínia em São Paulo. Serão 1.200 quilômetros percorridos em cada viagem. Foram investidos R$ 91 milhões, sendo 50 vagões e duas locomotivas compradas pela fabricante de etanol. Os doze primeiros carros produzidos pela GBMX já estão em operação pela Rumo. Mais trens de carga significa menos caminhões nas estradas, menos poluição e menos acidentes de trânsito.

E pra finalizar, a última parada da Linha 4-Amarela de metrô paulistano, operada pela ViaQuatro, agora passa a se chamar Estação Vila Sônia – Elisabeth Tenreiro, em homenagem à professora que foi vítima do ataque realizado numa Escola Estadual de São Paulo em março passado. Os alunos da escola fizeram um abaixo-assinado com o pedido, que foi atendido pela concessionária e governo do estado. A gente apoia: por mais homenagens a pessoas comuns que fazem a diferença, e menos a pessoas ditas importantes.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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