Na semana passada, o Metrô de São Paulo habilitou um consórcio para serviços técnicos especializados para elaboração do laudo macro de avaliação de áreas prioritárias para desapropriação, necessárias para a implantação de estações da Linha 20-Rosa.
O novo eixo de transporte vai ligar as estações Santa Marina e Santo André. O trecho deste estudo, no entanto, contempla apenas as futuras estações Lapa, Vila Romana, Girassol, Teodoro Sampaio, Fradique Coutinho, Tabapuã, Jesuíno Cardoso, Hélio Pellegrino, Moema, Rubem Berta, Indianópolis, Saúde, Abraão de Morais e Área do Pátio Norte e Estação Santa Marina. Fica de fora do estudo o trecho que vai atender o ABC Paulista.
O edital de licitação aponta que a região de entorno da Estação Hélio Pellegrino poderá ser na confluência entre a Av. Hélio Pellegrino e a Av. Santo Amaro:
Estações futuras da Linha 20 abordadas em artigos no Via Trolebus:
- Estação Lapa;
- Estação Vila Romana;
- Estação Girassol;
- Estação Teodoro Sampaio;
- Estação Tabapuã;
- Estação Jesuíno Cardoso.
Situação atual da Linha 20
De acordo com o último relatório integrado da operadora, a Linha 20 estava na fase final de elaboração do Termo de Referência para elaboração e publicação do edital de contratação do Projeto Básico de arquitetura, estrutura civil e sistemas. Em dezembro foi concluído a elaboração do Anteprojeto de Engenharia.