Nesta quinta-feira, 26 de janeiro de 2023, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou investimentos de R$ 1 bilhão de reais na expansão do Metrô de São Paulo.
Durante a visita do prefeito às obras da Linha 6-Laranja, Ricardo Nunes detalhou a proposta da chegada do meio de transporte de alta capacidade no Jardim Miriam, zona sul da cidade. Pelas palavras do prefeito, a Linha 1-Azul seria estendida do Jabaquara até a região.
“Tive uma reunião com o secretário Assalve, a prefeitura está colocando à disposição de até R$ 1 bilhão de reais para extensão de linhas do Metrô. A gente fez uma proposta de extensão até o Jardim Miriam, que é uma região que tem uma população muito grande, e que não tem, só vai até o Jabaquara” – disse Nunes.
Segundo ainda o prefeito, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, informou que o Pátio Jabaquara pode tornar a expansão “complexa“. “Tem uma complexidade com relação a questão do pátio de manobras”, comentou o prefeito.
De volta ao passado
A ideia de estender a Linha 1 ao sul não é nova, e em 2013 parlamentares chegaram a solicitar estudos de extensão da antiga norte-sul um pouco mais longe do Jardim Miriam, até a cidade de Diadema.
O secretário da época, Jurandir Fernandes, chegou a afirmar que a medida seria inviável já que o meio de transporte está em “seu limite”.
“A Linha 1 está no seu limite. Não adianta fazer uma extensão se não cabe mais ninguém. Na medida em que você torna a rede mais malhada, com mais conexões, pode voltar a ser analisada a ampliação.”