Divulgação
CPTM

Trabalhos avançam na Estação Varginha na Linha 9-Esmeralda

O presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Pedro Moro, atualizou informações sobre as obras da estação Varginha, na Linha 9-Esmeralda. Apesar do atendimento ser gerido atualmente pela ViaMobilidade, está a cargo da estatal a finalização dos trabalhos de extensão após Varginha.

De acordo com as imagens compartilhadas, a estação passou a ganhar forma com avanços da cobertura:

A previsão do Governo Paulista é inaugurar a estação ainda neste ano. Junto com Mendes-Vila Natal, que deve ter horário ampliado ainda neste mês, a extensão deve elevar o uso da Linha 9 em 110 mil passageiros por dia.

Uma década de obras

A ampliação do atendimento ferroviário que parte de Osasco e corre pela Marginal Pinheiros foi prometido em 2010. Teve as obras iniciadas em 2013, e diversas paralisações postergaram a abertura das duas estações.

Horário integral de Mendes-Vila Natal

No dia 10 de agosto de 2021 foi entregue a estação Mendes-Vila Natal, na Linha 9-Esmeralda, administrada até então pela CPTM. A parada, no entanto, só deverá operar horário integral no dia 22 de junho, de acordo com nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos – STM enviada ao Via Trolebus. Segundo o comunicado, ainda resta finalização de tramites do sistema de sinalização:

Para operar com segurança em horário comercial integral, a CPTM precisa ter a emissão do Certificado de Segurança do Sistema de Sinalização, que será entregue dia 10. Após essa data, a ViaMobilidade fará 10 dias de testes e irá operar à partir do dia 22 de junho em horário integral: das 4h a 00h.” – diz a nota da STM.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus