Metrô

Metrô do Distrito Federal será expandido em 3,6 km

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) lançou um edital de licitação para a expansão da linha 1 do Metrô de Brasília, no ramal Samambaia. O eixo de transporte será expandido em 3,6 quilômetros, a partir do Terminal Samambaia.

De acordo com comunicado da operadora, serão mais duas estações, uma próxima à UPA de Samambaia e outra, que passará a funcionar como terminal, próxima ao Centro Olímpico. Haverá mais três subestações retificadoras de energia, que, além de atender ao novo trecho, reforçará a capacidade energética do sistema. Estão previstos três viadutos e quatro passarelas de pedestres.

Serão investidos R$ 362 milhões, e a previsão de duração das obras é de quatro anos. Atualmente, o Metrô-DF conta com 42,5 quilômetros de extensão e 27 estações operacionais: três delas (EPQ, 106 Sul e 110 Sul), inauguradas nos últimos três anos. Atende em média a 130 mil pessoas, e antes da pandemia este número chegava a 160 mil/dia.

O transporte sobre trilhos está consolidado como modal mais eficiente. Nosso governo agora anuncia essa expansão, aguardada há mais de dez anos. E não vamos parar por aí: já estamos trabalhando na expansão de Ceilândia”, diz o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro.

O Metrô começou a ser implantado em 1991 e teve sua operação iniciada em 1998. Conta atualmente com duas linhas e 32 trens em operação.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus