Renato Lobo | Via Trolebus
Trens Regionais

Jundiaí recebe comitiva que visa reativar 2.500 quilômetros de trilhos no estado

O tema do transporte por trem foi discutido com lideranças em Jundiaí. A cidade conta com o serviço da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, além do atendimento cargueiro e deve ser cortada pelo Trem InterCidades, entre São Paulo e Campinas, com parada no município.

De acordo com a prefeitura, “trata-se da retomada do Modal Ferroviário, que faz parte do Plano Estratégico Ferroviário do Estado de São Paulo (PEF-SP), em desenvolvimento na Secretaria de Logística e Transportes, e do projeto de lei (PL) 148/22, em trâmite na Assembleia Legislativa de São Paulo.”

O plano (ambicioso e otimista) prevê a reativação de 2.500 quilômetros de malha ferroviária inoperante ou subutilizada.

O governo Estadual criou o GT (Grupo de Trabalho) Ferrovias de SP que, sob coordenação de Luiz Alberto Fioravante, está desenvolvendo o PEF-SP e tem apresentado nossos planos em reuniões públicas pelos municípios paulistas.

O marco regulatório para o modal gera segurança jurídica para as ferrovias e é um passo importante para que o projeto saia do papel. O Brasil que dá certo é aquele em que há planejamento das ações. Mais ferrovias trarão desenvolvimento, renda e emprego para todo o país”, afirma o gestor José Antonio Parimoschi.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus