Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Trem de Carga

Em plano de investimento, Estado ressuscita Ferroanel

O Governo de São Paulo propôs um projeto de lei que autoriza a exploração da infraestrutura ferroviária no estado por meio de novas concessões à iniciativa privada.

A administração estadual apresentou o PAM-TL (Plano de Ação de Transporte de Passageiros e Logística de Cargas para a Macrometrópole Paulista), que prevê investimentos em torno de R$ 70 bilhões.

Além do TIC, o transporte de passageiros entre a capital e Campinas, Sorocaba, Santos e São José dos Campos, a proposta ressuscita o ferroanel. O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, é um projeto de ligações ferroviárias entre as principais ferrovias que cortam a Região Metropolitana de São Paulo, formando um contorno ferroviário fora da mancha urbanizada.

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O projeto do Ferroanel tem potencial para transformar o panorama ferroviário paulista e brasileiro e entra no PAM-TL como componente estratégico. Ele é instrumental para assegurar o acesso ferroviário do EC até as PLUs. Essa função distribuidora é tão importante quanto a de rota de transposição da cidade para os comboios ferroviários que, vindo de fora, desejam apenas ultrapassá-la.” – diz trecho da apresentação.

O plano prevê as intervenções até 2040, além da duplicação do trecho oeste do Rodoanel; e a licitação da Linha Verde – rota carbono zero de ligação bimodal (rodoviária e ferroviária) entre São Paulo e o Porto de Santos para o escoamento da produção nacional.

A proposta segue uma Lei Federal, a 14.273/2021, o que trouxe um novo marco regulatório do setor, permitindo shortlines (linhas de trajeto curto) que, agora, também estão sob responsabilidade de estados e municípios.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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