Trens Regionais

Países vizinhos da Ucrânia oferecem trens para evacuação após invasão Russa

As ferrovias vizinhas da Ucrânia se ofereceram para apoiar a evacuação do país após a invasão da Rússia. A Czech Railways (CD), principal operadora ferroviária da República Tcheca, ofereceu enviar composições de evacuação para a Ucrânia.

O operador nacional de passageiros eslovaco ŽSSK deve também oferecer o transporte. A operadora suspendeu todos os trens com destino à Ucrânia devido à invasão.

Esta manhã ativamos a equipe de crise e estamos em contato com nosso acionista, o Ministério dos Transportes da República Eslovaca, sobre mais progresso e assistência ao estado vizinho, por exemplo, na garantia de trens de evacuação para refugiados de guerra”, diz Roman Koreň, presidente do conselho da ŽSSK.

As ferrovias ucranianas (UZ) também estão operando trens de evacuação das regiões de Luhansk, Donetsk e Odessa, à medida que as pessoas fogem da área. Um toque de recolher foi estabelecido em Kiev entre 22:00 e 07:00, e o transporte público local não está disponível. As estações de metrô permaneceram abertas para uso como abrigos.

A Russian Railways (RZD) também começou a operar trens para seus cidadãos no sul do país, com até 3.600 assentos adicionais disponíveis em 24 de fevereiro e mais de 5.000 em 25 de fevereiro. Trens adicionais estão operando para Moscou de Adler, Rostov, Krasnodar , Novorossiysk, Anapa e Belgorod.

Já as operações de trens cargueiros entre a Eslováquia e a Ucrânia foram suspensos. Existem duas ligações transfronteiriças, com trens de carga usando a rota de via única de bitola de 1520 mm, com quatro trens por dia geralmente operando em cada sentido.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus