As empresas Classe 1 BNSF, Caterpillar e Chevron assinaram um memorando de entendimento para desenvolver uma locomotiva movida a hidrogênio. A Progress Rail projetará e construirá a locomotiva movida a célula de combustível de hidrogênio, enquanto a Chevron desenvolverá o conceito e a infraestrutura de abastecimento. A BNSF disponibilizará suas linhas para teste de protótipos.
“O projeto de demonstração proposto está sujeito à negociação de acordos definitivos com as condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação regulatória”, informaram as empresas em um comunicado. Detalhes adicionais sobre a demonstração, incluindo onde o piloto inicial acontecerá e seu cronograma seria divulgado em uma data posterior.
“Esta tecnologia pode um dia ser uma solução de baixo carbono para serviços de transporte em linha”, disse John Lovenburg, vice-presidente de meio ambiente da BNSF. “Nosso trabalho com a Progress Rail e a BNSF é um passo importante para o avanço de novos casos de uso de hidrogênio no transporte pesado, à medida que buscamos criar uma economia de hidrogênio comercialmente viável”, disse Jeff Gustavson, presidente de novas energias da Chevron.