Estados Unidos estão trabalhando em uma locomotiva movida a hidrogênio

As empresas Classe 1 BNSF, Caterpillar e Chevron assinaram um memorando de entendimento para desenvolver uma locomotiva movida a hidrogênio. A Progress Rail projetará e construirá a locomotiva movida a célula de combustível de hidrogênio, enquanto a Chevron desenvolverá o conceito e a infraestrutura de abastecimento. A BNSF disponibilizará suas linhas para teste de protótipos.

“O projeto de demonstração proposto está sujeito à negociação de acordos definitivos com as condições habituais de fechamento, incluindo a aprovação regulatória”, informaram as empresas em um comunicado. Detalhes adicionais sobre a demonstração, incluindo onde o piloto inicial acontecerá e seu cronograma seria divulgado em uma data posterior.

“Esta tecnologia pode um dia ser uma solução de baixo carbono para serviços de transporte em linha”, disse John Lovenburg, vice-presidente de meio ambiente da BNSF. “Nosso trabalho com a Progress Rail e a BNSF é um passo importante para o avanço de novos casos de uso de hidrogênio no transporte pesado, à medida que buscamos criar uma economia de hidrogênio comercialmente viável”, disse Jeff Gustavson, presidente de novas energias da Chevron.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus