Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Ônibus

Em novo prazo, Vice-governador promete obras do BRT ABC em Janeiro

Durante coletiva de imprensa para assinatura do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô, o vice-governador Rodrigo Garcia anunciou que as obras do BRT ABC podem começar em janeiro de 2022. Segundo o governador em exercício, já há pedido de licença de instalação para os canteiros de obras.

O início dos trabalhos, no entanto, teve diversos adiamentos. O mais recente, em agosto, previa o início dos trabalhos em novembro.

O corredor de ônibus deve ligar as cidades de São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo. O BRT foi anunciado no lugar da Linha 18-bronze do Metrô, em forma de monotrilho, este que teria maior capacidade e menor tempo de deslocamento. São 170 mil passageiros no BRT contra 340 mil do monotrilho.

Contrato sob suspeita

O Tribunal de Contas do Estado – TCE, por meio de um despacho apontou irregularidades na renovação e ampliação do contrato de concessão da Metra. O acordo extinguiu a Linha 18-Bronze do Metrô, em forma de monotrilho, e anunciou um BRT no lugar.

De acordo com o site Metrô/CPTM, o conselheiro Samy Wurman questiona vários pontos do contrato que estendeu o contrato com Metra por mais 25 anos, além do direito de operar quase todo o transporte por ônibus intermunicipais no ABC Paulista:

“Embora envolvendo o mesmo modal de transporte, houve um vulto tão expressivo de acréscimos de toda ordem que veio a ser produzido um novo objeto, distinto daquele pactuado no Contrato de Concessão EMTU/SP nº 20/1997, o qual fora ajustado em detrimento do postulado da licitação do art. 14 da Lei nº 8.987/95 e do art. 175 da Constituição Federal;”

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

comentários

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus