GESP
Metrô SP

Metrô prevê finalizar estudos da Linha 19 (SP-Guarulhos) em 2024

O Governo Estadual assinou nesta terça-feira, 21 de dezembro de 2021, o contrato para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, que deve ligar as estações Anhangabaú e Bosque Maia, ligando os centros das cidades de São Paulo e Guarulhos.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, o Metrô buscou uma série de alterações, como rampas de trens em torno de 5%, reduzindo profundidade e custos do empreendimento. É esperado ainda o uso do energias renováveis.

Serão 17,6 km de extensão e 15 estações, todas subterrânea. Serão gastos cerca de R$ 93 milhões de reais para os estudos, que devem demorar  25 meses para conclusão. O Governo ainda não sabe se deve optar por uma PPP para construir a Linha, ou se vai custear o eixo de transporte com recursos próprios. Quando implantada, a Linha 19 deve reduzir o tempo de viagem de 60 para 30 minutos.

Pátio ao lado da Linha 2

O Mapa mais atual que foi mostrado durante a coletiva de imprensa, sugere o pátio ao lado do trajeto da Linha 2-Verde, no trecho entre a Penha e a Dutra, está ultima estação que fará conexão com a Linha 19:

GESP

Para essa década

O prefeito de Guarulhos, Guti, em seu discurso, disse que espera que a nova linha passe aa operar ainda nesta década. Guti lembrou que o eixo Guarulhos-São Paulo é o maios trajeto pendular do Brasil.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus