Foto: Renato Lobo | Via Trolebus
Ônibus

Obras do BRT ABC começam em novembro. Contrato é analisado na justiça

As construções do corredor de ônibus BRT ABC, entre São Bernardo do Campo e São Paulo, passando por Santo André e São Caetano do Sul, devem começar em novembro, de acordo com declarações do secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, durante evento de assinatura de reforma de duas estações da Linha 10 da CPTM.

Segundo o titular da pasta, houve atrasos por conta de processo judiciais. “O BRT hoje está em fase de elaboração de projetos, a nossa cobrança é para que a gente consiga começar a obra até o mês de novembro. Pela decisão judicial que acabou suspendo o início do contrato, houve este pequeno lapso para o início das obras, mas as desapropriações estão ocorrendo. A elaboração dos projetos está avançada e nosso objetivo é que a gente consiga iniciar a obra até novembro de 2021.” – disse Baldy. De acordo com o titular da pasta, o “objetivo é que a gente consiga iniciar as operações do BRT-ABC no ano de 2022”.

Tribunal vê irregularidades em contrato da Metra e BRT ABC

O BRT será feito por meio de uma renovação da concessão com a operadora Metra, que administra o corredor de trólebus São Mateus-Jabaquara, e ainda vai gerir as linhas metropolitanas da região. A via exclusiva foi anunciada no lugar de uma linha de metrô em forma de monotrilho, sendo que o primeiro modal de transporte será mais lento e desconectado da rede sobre trilhos no ponto de vista da tarifa. Será, entretanto, mais barato que o monotrilho.

De acordo com o site Metrô/CPTM, o conselheiro-substituto Valdenir Polizeli abriu rito ordinário para verificar a renovação de contrato, cuja dívida acumulada causou estranheza ao não ter sido analisada pelo TCE –  Tribunal de Contas da União.

 

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário
Via Trolebus