Especial de férias Recordar é viver

Bauru já teve trem urbano de passageiros

Bauru é o município mais populoso do Centro-Oeste paulista, com 379.297 habitantes. A cidade foi atendida por ferrovia, sendo que a primeira a chegar foi a Estrada de Ferro Sorocabana, e a primeira estação ferroviária foi inaugurada em 22 de abril de 1905. Era de pequeno porte e funcionou até o final da década de 1990, com o fechamento da estrada de ferro, então sob responsabilidade da Ferrovia Paulista S/A (FEPASA).

A cidade já teve um serviço de trem urbano, e segundo registros históricos, por conta do lobby de políticos da região, a gestão Quércia instruiu a Fepasa a implantar o serviço em Bauru. A viagem inaugural ocorreu em 10 de Novembro de 1988, e o comboio operava entre a Estação de Bauru-Noroeste e Aimorés (na região leste da cidade), utilizando um trecho eletrificado do ramal da antiga Cia. Paulista de Estradas de Ferro que liga a cidade à Itirapina. O trajeto tinha aproximadamente 10 km e o tempo de viagem era de 15 minutos.

O trem era formado por uma locomotiva General Electric manobreira (adquirida pela Paulista na década de 1920 e apelidada de Baratinha) em cada extremidade do trem e dois carros de passageiros utilizados anteriormente para linhas de longo percurso; em algumas ocasiões, o comboio era formado somente por um carro de passageiros e duas locomotivas Baratinha em cada extremidade.

O Trem Urbano de Bauru foi desativado, por falta de passageiros, em 1990.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

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