Metrô SP

Linha 20 do Metrô terá dois pátios. Selecionado consórcio para modelagem financeira

O Metrô de São Paulo divulgou que homologou o vencedor da licitação para contratar o Financial Advisory, que irá desenvolver os estudos do modelo econômico-financeiro e jurídico na implantação da Linha 20-Rosa, que vai ligar a Lapa ao ABC Paulista, passando por São Bernardo do Campo e Santo André.

Foi selecionado o consórcio Logit-Queiroz Maluf-Almeida & Fleury – EGT, que terá nove meses, a partir da assinatura do contrato, para elaborar os trabalhos.

A operadora fez esse tipo de contratação para levantamento de soluções inovadoras, para atrair a participação de investidores na implantação da Linha 20-Rosa. Uma das alternativas de exploração comercial e imobiliária ao longo do trajeto da linha, das estações e dos pátios de estacionamento de trens.

Dois pátios

A linha terá dois pátios. Uma possibilidade e ter um deles nas proximidades da Marginal Tietê, ou chamado de Pátio Santa Marina.

De acordo com o Metrô, o novo eixo metroviário terá 31 km, com 25 estações e 2 pátios de manutenção, entre as estações Santa Marina e Santo André, passando também pelas regiões da Lapa, Pinheiros, Faria Lima, Rebouças, Moema, Cursino e São Bernardo do Campo, com conexão direta a diversas linhas de transporte sobre trilhos.

Atualmente, a operadora desenvolve o projeto funcional (primeiro projeto de uma linha) e estudos auxiliares, como Investigação Geotécnica e Sondagens.

Sobre o autor do post

Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.

Via Trolebus